SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: POTENCIAL COMERCIAL DA CARNE DE CORDEIRO

Título alternativo: SHEEP MEAT COMMERCIAL POTENTIAL

Autoria de: Marcos Menegueti Rossi

Orientação de: Alcineia de Lemos Souza Ramos

Presidente da banca: Profª. Dra. Alcinéia de Lemos Souza Ramos

Primeiro membro da banca: Dra. Maria Emília de Sousa Gomes

Segundo membro da banca: Bel. Lorrany Ramos do Carmo

Palavras-chaves: carne de cordeiro, carne de carneiro, carne de ovinos, comportamento do consumidor, consumo no brasil

Data da defesa: 20/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 25/04/2022

Data da publicação: 25/04/2022

Referência: Rossi, M. M. POTENCIAL COMERCIAL DA CARNE DE CORDEIRO. 2022. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Os carneiros são animais ruminantes, esses começaram a ser domesticados há cerca de 10 mil a.C. na região da Mesopotâmia. É comum a citação do cordeiro, o carneiro jovem, nas três maiores religiões do mundo no contexto de servir como sacrifício para a purificação dos pecados. Entretanto, embora desde sua domesticação tenha sido utilizado para a produção de carne, leite e lã, atualmente a carne de carneiro é pouco popular mundialmente, tendo seu consumo mais frequente em países de maioria muçulmana. A cultura local tem forte impacto no consumo dessa carne, dificultando que outras populações se sintam confortáveis para consumirem, mas outros fatores característicos também podem estar influenciando nessa baixa procura. Assim, o objetivo dessa revisão é trazer informações referentes ao consumo da carne de carneiro no mundo e no Brasil, assim como apresentar características nutricionais e sensoriais no intuito de oferecer suporte à ideia de que mais pessoas possam adicionar essa carne à sua dieta. Em um estudo apresentado, no qual pessoas experimentavam a carne de ovino - sem saberem, indicando uma alta aceitabilidade, não recebendo forte oposição às caracteristicas sensoriais. Ainda, são apresentadas diferentes formas de valorizar mais a carne, seja através do tipo de corte que pode aumentar o rendimento da carcaça e gerar mais formas de venda dos produtos, com ajuda de temperos adicionais ou pelas diferentes formas de cocção que gerarão diferentes experiências gastronômicas. Por fim são apresentados diferentes pontos que também podem estar vinculados à baixa procura da carne de carneiro, os quais os produtores devem estar atentos e contribuírem juntos para que mais pessoas possam aderir essa carne em sua dieta, aumentando o consumo desse produto no Brasil e no mundo.

Abstract: Sheep are ruminant animals they began to be domesticated about 10 thousand BC in the Mesopotamian region. It is common to mention the lamb, the young ram, in the worlds three major religions in the context of serving as a sacrifice for cleansing from sins. However, although since its domestication it has been used to produce meat, milk and wool, currently lamb is not very popular worldwide, with its most frequent consumption in Muslim-majority countries. The local culture has a strong impact on the consumption of this meat, making it difficult for other populations feel comfortable to consume, but other characteristic factors may also be influencing this low demand. Therefore, the purpose of this review is to bring information regarding the consumption of lamb in the world and in Brazil, as well as presenting nutritional and sensorial characteristics in order to offer support the idea that more people can add this meat to their diet. On a presented study, in which people tried sheep meat - without knowing it, indicating a high acceptability, not receiving strong opposition to the sensory characteristics. Still, different ways of valuing meat more are presented, either through the type of cut that can increase the carcass yield and generate more shapes sales of the products, with the help of additional seasonings or by the different forms of cooking that will generate different gastronomic experiences. Finally, different points are presented that may also be linked to the low demand for beef sheep, which producers should be aware of and contribute together so that more people can include this meat in their diet, increasing the consumption of this product in Brazil and in the world.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20212201520521

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54679

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcos Menegueti Rossi e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo