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Título: PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO A TABLETES DE CHOCOLATES COMERCIAIS E A INFLUÊNCIA DA MARCA PELO MÉTODO DE RESPOSTAS EMOCIONAIS

Autoria de: Mayara dos Santos Simoes

Orientação de: Ana Carla Marques Pinheiro

Presidente da banca: Ana Carla Marques Pinheiro

Primeiro membro da banca: Michele Nayara Ribeiro

Segundo membro da banca: Jessica Guimarães

Palavras-chaves: Chocolate, Marca, Consumidores, Percepções, Emojis

Data da defesa: 19/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 30/04/2022

Data da publicação: 30/04/2022

Referência: Simoes, M. d. S. PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO A TABLETES DE CHOCOLATES COMERCIAIS E A INFLUÊNCIA DA MARCA PELO MÉTODO DE RESPOSTAS EMOCIONAIS . 2022. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Para satisfazer consumidores cada vez mais exigentes, os produtos devem atender às expectativas e se destacar em um setor muito competitivo. Os estudos sensoriais podem ser uma ferramenta estratégica para o entendimento das necessidades e preferências do consumidor. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos consumidores em relação à tabletes de chocolates e investigar se a marca de alguma forma pode influenciar na escolha e preferência dos produtos. A análise foi realizada utilizando questionário online feito por meio da ferramenta Google Forms, composto por perguntas relacionadas ao público consumidor em geral, preferência de marcas e associações entre emojis e emoções causadas por imagens de tablete de chocolate ao leite. A pesquisa foi feita com 102 consumidores de chocolate e maiores de 18 anos. Destes, 32,7 têm preferência para o chocolate ao leite, 87 declararam que costumam gastar entre R10,00 a R30,00 a cada compra do produto, sendo o principal local de compra o supermercado. O momento de maior consumo do chocolate é quando se tem a vontade de comer doces, o sabor, a marca e o preço são os principais fatores que influenciam na decisão de compra. Entre as marcas preferidas e mais compradas nos últimos 12 meses estão, Lacta e Nestlé. Através do trabalho, foi possível concluir que a marca afeta a percepção em relação ao produto, demonstrando que é algo relevante para o consumidor no momento da escolha. Quando consolidamos as respostas das marcas avaliadas através das imagens e associadas aos emojis e comparamos com os resultados obtidos pelas preferências dos consumidores e as marcas mais consumidas durante os últimos 12 meses, pode-se observar uma diferença em relação à preferência das marcas. Em relação aos emojis os que mais evocaram emoções em relação às imagens, foram os emojis com associações positivas, ( rosto apaixonado, rosto feliz e rosto com a língua de fora).

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20212201611037

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54747

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mayara dos Santos Simoes e Universidade Federal de Lavras

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