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Título: A VISÃO DO TERMO ULTRAPROCESSADO NAS MÍDIAS SOCIAIS POR MEIO DE NUVEM DE PALAVRAS

Autoria de: Paola Barone da Silva

Orientação de: Alexandre de Paula Peres

Presidente da banca: Alexandre de Paula Peres

Primeiro membro da banca: Roney Alves da Rocha

Segundo membro da banca: Fabiana de Carvalho Pires

Palavras-chaves: Nuvem de palavras, ultraprocessados, redes sociais, hashtags, guia alimentar.

Data da defesa: 16/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 24/09/2022

Data da publicação: 24/09/2022

Referência: Silva, P. B. d. A VISÃO DO TERMO ULTRAPROCESSADO NAS MÍDIAS SOCIAIS POR MEIO DE NUVEM DE PALAVRAS. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Há muito tem-se falado sobre os alimentos processados. Apesar de recente, o termo ultraprocessado vem sendo associado à quantidade de ingredientes que compõem um alimento e não à quantidade de processos industriais por quais ele passa. Em 2014, o novo Guia Alimentar Para a População Brasileira foi apresentado com classificações em grupo, sendo ele, In natura e minimamente processados, processados e ultraprocessados. Todos associados com a composição e processo do produto final. Com o avanço dos meios de comunicação, das redes sociais e do acesso à internet mais abrangente, os hábitos das pessoas mudaram, principalmente relacionados à alimentação e a preocupação com a saúde. Com isso, muitas informações vêm sendo discutidas pela população brasileira acerca de diversos temas pela internet e redes sociais. Apesar dessa discussão trazer pontos positivos, acerca de conhecimentos relacionados a vários assuntos, há uma grande disseminação de falsas notícias, conhecidas como fake news, que podem interferir de forma negativa, induzindo pessoas que não possuem conhecimento técnico científico, a escolhas e opiniões equivocadas, afetando a percepção do consumidor e consequentemente a indústria de alimentos como um todo. O objetivo deste estudo foi buscar nas redes sociais a percepção dos consumidores brasileiros referente ao termo ultraprocessado e confrontar com a literatura existente. Para isso, foram coletados dados de 240 publicações nas páginas Facebook, Instagram e Twitter, em que as hashtags () das publicações foram analisadas e quantificadas. Conclui-se que o termo ultraprocessado está, em sua maioria, associado a publicações referentes a saúde, dieta, alimentos embutidos e doenças

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20221201611038

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paola Barone da Silva e Universidade Federal de Lavras

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