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Título: TENDÊNCIA DO MERCADO PLANT-BASED NO BRASIL UMA REVISÃO

Autoria de: Larissa Ribeiro dos Santos Lima

Orientação de: Joao de Deus Souza Carneiro

Coorientação de: Geise de Castro Carvalho

Presidente da banca: João de Deus Souza Carneiro

Primeiro membro da banca: Geise de Castro Carvalho

Segundo membro da banca: Felipe Furtini Haddad

Palavras-chaves: Análise de mercado, Tendência vegana, Consumidor vegano, Proteínas alternativas, Mercado pós pandemia

Data da defesa: 19/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 22/09/2022

Data da publicação: 22/09/2022

Referência: Lima, L. R. d. S. TENDÊNCIA DO MERCADO PLANT-BASED NO BRASIL UMA REVISÃO. 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O Brasil já é o quinto maior consumidor de alimentos saudáveis do mundo, e devido ao crescimento da oferta e demanda por alimentos Plant-Based, o setor se tornou uma tendência no país, resultando em inúmeras oportunidades para a indústria de alimentos. Porém, atributos relacionados a preço e aspectos sensoriais são levados em considerações na escolha dos produtos Plant-Based, logo as indústrias têm como maior desafio desenvolver produtos cada vez mais semelhantes à sua versão de origem animal, garantir os nutrientes necessários para substituir, de forma adequada, os alimentos de origem animal, bem como oferecer um preço mais acessível para o consumidor. Sendo assim, esse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a tendência do mercado Plant-based e o perfil dos consumidores brasileiros, para tal fim foram realizadas buscas de artigos e teses entre os meses de abril e agosto de 2022, por meio do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library) e Periódicos CAPES e dessa forma foi desenvolvido o referencial teórico. Foi possível entender que o mercado Plant-Based, embora seja bastante desafiador, ele vem crescendo rapidamente e apresentando resultados atraentes para o setor. Dessa forma as indústrias brasileiras enxergam esse mercado como grande oportunidade de alavancar o seu negócio oferecendo em seu portfólio produtos elaborados somente com ingredientes à base de plantas. Porém os consumidores brasileiros possuem perfil heterogêneo e a maioria escolhem os alimentos pelo aspecto de ????????familiaridade???????? ao invés de inovação tornando o setor ainda mais desafiador

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20221201720407

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Ribeiro dos Santos Lima e Universidade Federal de Lavras

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