SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: AVALIAÇÃO DOS PARAMETROS DO PROCESSO DE SECAGEM POR SPRAY E AGLOMERADOR PARA A PRODUÇÃO DE CAFÉ SOLÚVEL UMA REVISÃO

Autoria de: Daniel Costa da Silva

Orientação de: Diego Alvarenga Botrel

Coorientação de: Marali Vilela Dias

Presidente da banca: Diego Alvarenga Botrel

Primeiro membro da banca: Marali Vilela Dias

Segundo membro da banca: Thais Lomonaco Teodoro da Silva

Palavras-chaves: Café Solúvel, Spray dryer, Café, Aglomerador, Partícula

Data da defesa: 25/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Silva, D. C. d. AVALIAÇÃO DOS PARAMETROS DO PROCESSO DE SECAGEM POR SPRAY E AGLOMERADOR PARA A PRODUÇÃO DE CAFÉ SOLÚVEL UMA REVISÃO. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O café solúvel com o passar dos anos vem ganhando mais espaço no cotidiano dos consumidores, que desejam praticidade, facilidade, variedade e qualidade na hora de consumir seu café. Visando atender essa demanda, a indústria de café vem desenvolvendo novas formas de atender esse público, com novas tecnologias de produção, conservação e variantes do café solúvel. Neste presente trabalho, foi realizado uma revisão em bancos de dados científicos sobre os parâmetros de processamento apresentados na etapa de secagem por spray e aglomeração de café solúvel e discutidos juntamente com relatos empregados em uma grande empresa do setor. Para uma análise completa do processo, é importante observar o que caracteriza um café solúvel e suas diferenças para o grão verde, torrado, moído e bebida extraída somente dessas etapas, o objetivo da indústria é aproximar cada vez mais o café solúvel do café tradicional. Toda cadeia de produção passa que as características do grão verde de café são fundamentais para todo processo, afetando todas as etapas seguintes. Seguindo para a torra, é importante definir o perfil de torra necessário para o produto desejado, essa etapa define principalmente o aroma que a bebida irá ter no final, sendo uma torra média a mais desejada para alcançar picos de liberação dos aromas mais cobiçados. A extração é o ponto chave para o rendimento do processo, podendo ser responsável pela extração sólido-liquido do grão de café torrado e moído, pode ser opcionalmente encarregado pela extração dos aromas do café torrado e moído, tão desejados pelo consumidor. Já na concentração, vital para melhor a performance de rendimento da etapa de secagem, se reduz o extrato obtido na extração para que ocorra a secagem por pulverização. Com extrato concentrado, há um tratamento para retirada de sujidades indesejadas do extrato e otimizar a secagem do extrato. Após isso, temos uma separação de partículas que ocorre entre o ar quente e as partículas, onde há grandes mudanças na morfologia das partículas, direcionamos para um aglomerador, responsável por juntar as partículas, melhorando sua solubilidade, e apresentando o café solúvel conhecido. É observado que grande parte dos parâmetros de qualidade e eficiência de produção de um café solúvel não está somente nessa etapa, mas temos que toda cadeia do processo pode influenciar o produto final, principalmente no setor de spray dryer e aglomeração, há espaço para melhorias que atendam tanto a demanda da produção, quanto a parâmetros impostos pelo setor de qualidade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20231201712090

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniel Costa da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo