SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: Produção Industrial de Queijos Uma revisão

Autoria de: Michel Augusto Justino Prais

Orientação de: Jose Luis Contado

Presidente da banca: José Luís Contado

Primeiro membro da banca: Roberta Hilsdorf Piccoli

Segundo membro da banca: Roney Alves da Rocha

Palavras-chaves: Produção de queijos, Produção Industrial de Queijos, Consumo de Queijos, Mercado de Queijos, Produção de Leite

Data da defesa: 30/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Prais, M. A. J. Produção Industrial de Queijos Uma revisão. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo elucidar os fundamentos da fabricação industrial de queijos, desde a obtenção da matéria prima, o leite, até as análises requeridas no produto final, além de contextualizar seu cenário de produção e consumo no Brasil e no mundo. A produção de queijos é tradicionalmente conhecida e praticada há milhares de anos. Com avanço da tecnologia de produção e surgimento de conhecimento acerca da ciência que envolve os laticínios, as produções queijeiras foram se aperfeiçoando, o que possibilitou sua produção em larga escala de forma segura. A transformação do leite fluído em um concentrado semi sólido é a premissa de conservação dos nutrientes do leite e que culmina no queijo. Ou seja, a produção de queijo resulta na preservação de nutrientes do leite além de agregar cores, sabores, aromas e texturas. A produção tem início na obtenção de leite de forma segura e na composição ideal, avança para etapas de coagulação, dessoramento, enformagem, salga e maturação. Esses são os principais estágios da fabricação dos queijos e que podem ser acompanhados por outras operações que complementam essa base. Ao fim da elaboração do queijo, obtém-se um produto rico sensorialmente e apreciado em todo o mundo. Por ser um produto tão demandado, tem-se elevada produção identificada nos países que mais o consomem, porém no Brasil essa situação não se repete. A partir dessa quebra de correlação podem surgir dúvidas que circulam produtores de leite, laticinistas e consumidores. As eventuais respostas desses ??porquês?? podem não ser a solução imediata para que o Brasil aumente o consumo de queijos mas, ao menos, que possam servir como ponto de partida para o entendimento e elaboração de ações de melhoria de um relevante mercado de produção de alimentos do Brasil que visivelmente tem enorme potencial de crescimento.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20232201520510

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Michel Augusto Justino Prais e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo