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Título: SUCOS PRENSADOS A FRIO AVALIAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DOS CONSUMIDORES

Autoria de: Leticia Maria Lins Piva

Orientação de: Jessica Ferreira Rodrigues

Presidente da banca: Jéssica Ferreira Rodrigues

Primeiro membro da banca: João de Deus Souza Carneiro

Segundo membro da banca: Felipe Augusto Fernandes

Palavras-chaves: Suco prensado a frio, Estudo do Consumidor, Alta Pressão Hidrostática, Tecnologias Emergentes na Conservação de Alimentos, Sucos Pasteurizados.

Data da defesa: 27/10/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Piva, L. M. L. SUCOS PRENSADOS A FRIO AVALIAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DOS CONSUMIDORES. 2023. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Um dos maiores problemas encontrados por pessoas que buscam por alimentos mais naturais no momento de realizar compras se encontra na dificuldade de ler e entender de fato as informações presentes nos rótulos. A desinformação com relação a tecnologias emergentes de produção são fatores que influenciam diretamente no momento da compra uma vez que, tanto o aumento na quantidade de matéria prima utilizada nos produtos, quanto seu tratamento podem acarretar o aumento do valor dos produtos. Essa pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o comportamento e percepções da população sobre os sucos prensados a frio, e os produzidos por tecnologias convencionais, como a pasteurização. Para isso, foi realizada a aplicação de um questionário elaborado com o Google Formulários e divulgado por meio de redes sociais, de forma a atingir diferentes públicos. Após a coleta dos dados, eles foram tratados estatisticamente de forma a traçar possíveis perfis comportamentais dos consumidores de sucos prontos. Grande parte dos voluntários disseram praticar atividades físicas com frequência e optar por alimentos mais saudáveis, no entanto, quando tratamos especificamente de sucos e interligamos benefícios a um aumento no valor do produto, eles nem sempre estão dispostos a pagar por isso. Além disso, pudemos observar que há confusão com relação aos termos presentes nas embalagens, e que a partir do momento em que o consumidor sabe identificar o que de fato significam as alegações presentes nos rótulos dos produtos e seus benefícios, há diferença na intenção de compra e na segurança transmitida por eles, sendo isso exemplificado pelas respostas referentes à última pergunta presente no formulário. E por fim, sugerimos que as marcas aumentassem os pontos de venda de forma a atingir outras localidades e investissem no marketing para apresentar os produtos e conscientizar seus consumidores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20232202010806

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Maria Lins Piva e Universidade Federal de Lavras

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